TESTE EM PAPEL PODE INDICAR TIPO SANGUÍNEO EM 30 SEGUNDOS COM 99% DE PRECISÃO (GN - SAÚDE)

Veja


Um novo teste pode identificar o tipo de sangue de um paciente em apenas alguns segundos, com 99,9% de precisão.


Métodos atuais para determinar o sangue de alguém em uma situação de risco de vida são lentos. Mas o novo teste com papel pode ser realizado sem a necessidade de equipamentos especializados, afirmam pesquisadores chineses. Depois de analisar 3.550 amostras de sangue, os cientistas determinaram os tipos sanguíneos em apenas duas etapas – e em menos de 30 segundos. 

Em situações de vida ou morte, os médicos são muitas vezes forçados a dar sangue O- aos pacientes, enquanto esperam resultados. A mistura de sangue pode levar à morte, mas este tipo particular carece de antígenos que podem desencadear reações imunes. Cada tipo de sangue contém os seus próprios antígenos e, se detecta substâncias químicas estranhas, pode desencadear uma resposta de todo o corpo. “O tempo de resposta rápida do teste poderia ser ideal para situações de recursos limitados, como zonas de guerra, áreas remotas e durante emergências”, disse Dr. Hong Zhang, da Terceira Universidade Médica Militar.

Para criar o teste, os cientistas usaram reações químicas entre as proteínas do soro sanguíneo e um corante comum. Eles aplicaram uma pequena amostra em uma tira de teste contendo anticorpos que foram construídos para reconhecer diferentes tipos de sangue. Os resultados apareceram como alterações de cor visual – cerceta se um antígeno do grupo sanguíneo estava presente em uma amostra, marrom se não. 

Com um pouco mais de tempo – mas ainda em menos de dois minutos – o teste foi capaz de identificar vários tipos de sangue raros. As únicas inconsistências ocorreram em experimentos com tipos sanguíneos altamente incomuns, de acordo com o estudo publicado na revista Science Translational Medicine.

Isto vem depois que os investigadores reivindicaram mais cedo este mês que um exame de sangue para o câncer pode mostrar onde um tumor está crescendo no corpo. Cientistas dos EUA disseram que isso evitaria a necessidade de uma biópsia dolorosa, revolucionando o tratamento do câncer. Isso ocorre porque as células mortas por câncer também liberam o DNA na corrente sanguínea, que tem sua própria assinatura única.  

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Saúde Curiosa ]

Nenhum comentário: