LAUDO DA CARNE FRACA APONTA EXCESSO DE AMIDO EM SALSICHA E CALABRESA (GN - SUL)

Foram analisadas seis amostras de produtos da Peccin. Especialista diz que amido não faz mal à saúde, mas prática configura fraude na composição.


Um dos laudos técnicos apresentados pela Polícia Federal (PF) usado para desencadear a Operação Carne Fraca, aponta excesso de amido em quatro amostras de salsicha e em duas amostras de linguiça calabresa produzidas pela Peccin Agroindustrial.


A operação apura o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) em um esquema de liberação de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos.

Todos os produtos analisados foram considerados “desconformes” pelos peritos, de acordo com o que diz a legislação brasileira vigente.

No caso da salsicha, o amido é permitido, mas extrapolava a quantidade máxima estabelecida. Já no caso da linguiça calabresa, não há indicação do uso previsto.

“Todas as amostras periciadas apresentaram amido em suas formulações, aditivo com limites não previstos pela legislação vigente para tal produto e, ainda, não declarado na rotulagem das amostras”, diz relatório sobre a análise das linguiças calabresa.

De acordo com Ana Maria Bridi, engenheira agrônoma e coordenadora do Grupo de Pesquisa e Análise de Carne da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná, o amido é um componente que não faz mal à saúde. Para a professora, o problema está em uma fraude que atinge o consumidor.

“[A empresa] está vendendo proteína, se você coloca amido, que é um produto mais barato, é uma fraude na composição do produto”, explica.

A linguiça calabresa com amido, que não tem previsão do item na composição, pode ser prejudicial a uma pessoa que está fazendo um controle muito rigoroso do consumo de glicose, por exemplo, explicou a pesquisadora.

Aditivos

Uma amostra de salsicha também apresentou níveis superiores aos índices de referência de nitrito e nitrato. Segundo o laudo, no caso desses aditivos, é considerada a soma da quantidade de cada um dos produtos não pode ultrapassar o limite máximo para nenhum deles.

Ana Maria explicou que o nitrito e o nitrato são aditivos colocados na composição dos produtos e que possuem duas funções: o controle do crescimento de microorganismos, ou seja, diminuem a contaminação microbiana; e a manutenção da coloração dos produtos.

Mais detalhes AQUI.

Por: G1

Nenhum comentário: