ALAGOAS TEM PIORES MÉDIAS DO PAÍS EM RANKING DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E LEITURA (GN - EDUCAÇÃO)

Pesquisa Internacional de Avaliação de Estudantes aponta queda na qualidade de ensino no Brasil


Dados divulgados nesta terça-feira (6) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) revelam que Alagoas amarga a última colocação no país em um ranking que mede a qualidade do ensino nas áreas de ciências, matemática e leitura. 


A diferença entre a nota registrada pelo Espírito Santo, que obteve a melhor média do Brasil, e a registrada por Alagoas chega a 79 pontos no quesito leitura, o que, de acordo com a Folha de S. Paulo, equivale a aproximadamente dois anos de aprendizado.

Com média de 360 pontos no item ciências, 339 no quesito matemática e 362 em leitura, Alagoas ocupa a "lanterna" nos três segmentos. Os dados fazem parte da Pesquisa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, em inglês), divulgada nesta terça-feira.

O levantamento revela que, dos dez estados com as menores notas em ciências no Brasil, oito estão localizados no Nordeste. O mesmo número registrado quando o questio é matemática. Quando o quesito é português, entre os dez piores, sete são estados nordestinos.

Com os índices negativos, o Brasil caiu de posição no ranking mundial: país ficou na 63ª posição em ciências, na 59ª em leitura e na 66ª colocação em matemática.

A prova é coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e foi aplicada no ano de 2015 em 70 países e economias. Ela acontece a cada três anos e oferece um perfil básico de conhecimentos e habilidades dos estudantes.

No país, a prova fica sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A amostra brasileira contou com 23.141 estudantes de 841 escolas, que representam uma cobertura de 73% dos estudantes de 15 anos.

Por: Gazeta Web com Agências

Nenhum comentário: