AFINAL, MASCAR CHICLETE É BOM OU RUIM PARA A DIETA? (GN - SAÚDE)

Veja


Alimentação balanceada e prática regular de atividades físicas são as maneiras mais eficientes de emagrecer com saúde, mas mesmo que já adota hábitos indicados por médios e nutricionistas gosta de conhecer dicas que dão uma ajudinha extra na dieta, turbinando o processo. 


Um dos truques mais populares para perder peso é mascar chiclete entre as refeições. Mas até onde a prática é verdadeiramente eficaz?

Chiclete ajuda na dieta: Quando mascado nos momentos certos, o chiclete pode realmente ajudar a perder peso, pois evita o consumo de alimentos fora de hora por promover uma sensação de saciedade. Ao mascar o doce, o organismo se prepara para iniciar o processo de digestão e o trabalho gástrico começa, fazendo com que o teor de ácido aumente para a quebra dos nutrientes e levando à sensação de comer e satisfação. 

O ideal seria mascar a goma entre o café da manhã e o almoço e entre o almoço e a janta. Estudos realizados no Reino Unido apontam que os efeitos do chiclete na regulação do apetite podem ser positivos, já que o hábito evitaria o consumo de alimentos por simples tédio e por produzir saciedade. As pesquisas, no entanto, afirmam que existe um tempo exato para mascar a goma para que ela ajude na dieta. 

Mastigar chiclete durante 45 minutos faz com que o açúcar presente na goma produza liberação de insulina, que induziria o apetite e, uma vez que ela perde o sabor, seria experimentada uma salivação extra que diminuiria a fome. É preciso ainda saber que exagerar no tempo mascando chiclete e na quantidade pode trazer prejuízos para a saúde, como aumento da acidez do estômago para quebrar nutrientes que acabam não chegando ao órgão, causando assim desconforto, gastrite e queimação. Além disso é importante optar por gomas sem açúcar, que não comprometem a saúde dos dentes.

Por: Voz da Bahia

Nenhum comentário: